quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Professor Baruffa lança livro pela Educat

Uma história de vida. Assim é a obra “Vida de Médico – Vida Minha”. Um dos fundadores do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e atual professor do curso de Filosofia da Instituição, aos 83 anos de idade, o médico italiano Giovanni Baruffa fará o lançamento de sua autobiografia. A publicação conta desde fatos familiares até episódios de sua incansável trajetória profissional, como médico e professor. Escrita recentemente no idioma italiano, o livro é uma tradução do professor Jandir João Zanotelli. O lançamento de “Vida de Médico – Vida Minha” ocorre na próxima quinta-feira (04), na Livraria Educat.
De acordo com o editor responsável pela obra, professor Osmar Miguel Schaefer, além de evidenciar a base familiar de seus ideais de luta, de tanta disponibilidade e persistência, o livro mostra, também, a profissão do médico com engajamento em favor dos necessitados. “É uma história de como se faz Medicina e pesquisa científica”, relatou Schaefer. Baruffa pesquisou, notadamente, doenças tropicais, como a doença de Chagas.
Ilustradas com diversas imagens históricas, as 207 páginas do livro retratam os vários fatos da trajetória do profissional, carinhosamente intitulado por Schaefer como o “médico do sim”. “Enquanto recém-formado pela Universidade de Pádua, na Itália, ele deu seu primeiro sim quando foi convidado a ir para a África. Mas, a ida era dali um mês. Ele disse sim. E ainda não tinha acabado. O local de trabalho seria um leprosário. Baruffa disse sim e permaneceu na África durante dez anos”, destacou o editor.
            Em 1954, o fundador da UCPel, Dom Antônio Zattera, foi a Roma por ocasião do Concílio do qual participava e solicitou ao Vaticano um médico para a Faculdade de Medicina que estaria criando. Foi então que indicaram Giovanni Baruffa, que logo voltaria da África. E, pela quarta vez, ele aceita o desafio. O médico atou no curso de Medicina da Universidade Católica, desde a fundação até o ano de 1993. Pelotas foi a cidade para onde o médico veio diretamente ao chegar no Brasil.
A autobiografia, segundo Schaefer, é indicada evidentemente, a médicos e profissionais da área da saúde, bem como a pesquisadores e professores, especialmente aos alunos e ex-alunos do professor Baruffa. “É um livro que realmente merece ser lido. Extrapola a vida universitária, o romance e mexe com toda a pessoa que tem ambição”, disse. “Mostra como uma pessoa, um profissional, pode doar-se”.
Participou também, como editora-adjunta, Ana Gertrudes Cardoso.
Serviço
O quê: Lançamento do livro “Vida de Médico – Vida Minha”, de Giovanni Baruffa, traduzido pelo professor Jandir João Zanotelli.
Quando: Quinta-feira, 04 de novembro
Horário: 18h
Local: Livraria Educat, no Espaço de Convivência do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373).

Nenhum comentário: